O Incrédulo Capitão América

o_incredulo_capitao_america_01 o_incredulo_capitao_america_02 o_incredulo_capitao_america_03 o_incredulo_capitao_america_04 o_incredulo_capitao_america_05 o_incredulo_capitao_america_06 o_incredulo_capitao_america_07 o_incredulo_capitao_america_08

A aparição mais famosa de Tomé é aquela em que ele duvida da ressurreição de Jesus e afirma que necessita sentir suas chagas antes de se convencer. Esta passagem originou a expressão “Tomé, o Incrédulo”. Tal situação é tema da famosa pintura barroca de Caravaggio, feita a óleo em 1602. No quadro vemos os três apóstolos com olhares fixos sobre Cristo, enquanto um deles coloca o dedo em sua ferida exposta. Sua tela foi a inspiração e referência direta para a ilustração.

Nela está retratada a mesma cena descrita acima, porém os personagens foram substituídos pelos Vingadores, da Marvel, ícones das histórias em quadrinhos e da cultura pop. As figuras foram escolhidas cuidadosamente para que se relacionassem de alguma forma com os originais, procurando coerência e humor.

No lugar de Jesus está Wolverine, devido aos seus poderes de regeneração celular (fator de cura), justificando assim a ressurreição e feridas expostas. Os outros dois apóstolos foram trocados por Thor e Homem de Ferro, deixando São Tomé com o papel de Capitão América, mantendo a expressão de surpresa aos ver os ferimentos. O Homem-Aranha surge como um intruso no canto superior esquerdo, tentando observar a cena e sendo mais um elemento cômico na ilustração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s